sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ballmer anuncia lançamento do Windows 8 para 2012

Data foi confirmada pelo CEO da empresa durante evento em Tóquio. Sistema terá também versão para tablets.

A nova versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, será lançado em 2012. A informação foi confirmada na segunda (23/5) pelo CEO da companhia, Steve Ballmer.
O anúncio foi feito em Tóquio, no Japão, durante um evento para desenvolvedores de software. Analistas já acreditavam que o sistema seria lançado no ano que vem, mas não havia até então a confirmação oficial. Esta é também a primeira vez que a companhia “assume” o nome Windows 8.
“Durante o ano, vocês ouvirão muito sobre o Windows 8, em vários formatos de equipamentos, como tablets e PCs”, afirmou o executivo. A nova versão será lançada três anos depois do Windows 7. A Microsoft espera vender 350 milhões de cópias da versão atual do sistema neste ano.
Entre as novidades do Windows 8 estarão, além da tradicional melhoria de interface, suporte a processadores ARM de baixo consumo, de olho no mercado de tablets.

Fonte: PC WORLD

Quem levou a melhor na corrida de downloads: Firefox 4 ou IE 9?

Navegador da Mozilla tripudiou sobre seu concorrente ao alegar 10 milhões de downloads, contudo uma análise mais fria revela um cenário bem diferente


Nas últimas semanas, tivemos dois grandes lançamentos em navegadores.
A Microsoft lançou seu Internet Explorer 9, e a Mozilla lançou oficialmente o Firefox 4. Cada browser teve milhões de downloads em seu dia inaugural. O Firefox parece ter vencido o concurso do primeiro dia, mas quem examinar melhor as estatísticas vai descobrir que talvez a batalha tenha ficado bem mais árdua do que as manchetes sensacionalistas podem sugerir.
A Microsoft informou que o Internet Explorer 9 foi baixado 2,3 milhões de vezes durante as primeiras 24 horas. Nada mau. Mas, segundo seus desenvolvedores, o Firefox teve até 10 milhões de downloads em seu dia de lançamento... Ou quase isso.
Aviões de papel
Vamos imaginar que você está em uma corrida para ver quantos aviões de papel consegue dobrar em uma hora. Parece razoável contar os aviões que você começou a dobrar, ou que pensou em dobrar – mas que não terminou no momento em que a hora terminou? Ou, que tal se nós contássemos todos os aviões que você dobrou na semana passada?
Imagino que, para muita gente, isso pareceria injusto. Parece certo dizer que apenas os aviões a serem contados no concurso seriam aqueles cujas dobraduras tiveram início e fim dentro da hora em questão.
Assim, se nós estamos medindo o número de downloads de um navegador web nas primeiras 24 horas de seu lançamento, não deveríamos também contar apenas os downloads que foram iniciados – e completados – durante o período de 24 horas que começa com o horário do lançamento oficial do navegador?
Citada em um artigo da Inquirer, a Mozilla diz: “Nas 24 horas em que o Firefox 4 foi anunciado, ele foi baixado 7,1 milhões de vezes; esse número deve ser somado aos mais de 3 milhões de pessoas que já estavam rodando a Release Candidate que se tornou nossa versão final.”
Espere aí. Então o Firefox foi baixado 7,1 milhões de vezes durante o período de 24 horas, mas a Mozilla afirma que o número devia ser elevado para 10,1 milhões com o acréscimo dos downloads RC?
Bem, isso muda as coisas.
Números quebrados
A Microsoft não tem uma quebra que separa os downloads RC das outras versões beta, mas o IE9 teve mais de 40 milhões de downloads antes do dia de lançamento. Houve três betas públicos, mais a Release Candidate. Dividindo na média por quatro, temos 10 milhões.
Ok. Usando a “nova matemática” pela qual contamos os downloads RC além da contagem real de 24 horas, imagino que possa ter havido aproximadamente 10 milhões de downloads da Release Candidate IE9, portanto vamos levá-la em conta. Isso significa que o IE9 teve 12,3 milhões de downloads e superou os 10,1 milhões do Firefox.
Sim, eu sei que minha matemática é tola. Mas a da Mozilla também é. O fato é que 7,1 milhões já é mais que 2,3 milhões, e seria impressionante por si só. Por que usar de artifícios e apelar para truques estatísticos para fazer com que o número seja mais alto do que já é? Talvez a Mozilla tenha um complexo de autoestima com o fato de o Firefox 4 ter ficado abaixo da marca de 8 milhões definida pelo Firefox 3 em seu dia de lançamento?
Outra pequena coisa a levar em consideração: muitos navegadores Firefox fazem atualização automática, ou pelo menos notificam o usuário de que uma atualização existe. Se o Internet Explorer 9 fosse instalado automaticamente para atualizar todos os navegadores IE8, ou se a Microsoft o empurrasse automaticamente via Windows Update, os números do primeiro dia seriam muito diferentes.
Saldo ponderado
Por fim, considere: o Firefox está disponível para Windows. E Mac OS X. E Linux. E até FreeBSD. O Firefox está disponível essencialmente para 100% dos PCs lá fora. O IE9 é compatível apenas com Windows 7 e Windows Vista, assim o parque potencial fica restrito a cerca de um terço do total de PCs.
Se você enxergar as estatísticas do dia do lançamento por meio das lentes da audiência disponível, terá que dividir o número do Firefox por três – ou multiplicar o IE9 por três – para compará-los com pesos iguais. Nessa ótica, os 7,1 milhões do Firefox se tornam 2,36 milhões, o que equipara os dois browsers.
Um porta-voz da Microsoft explicou ainda que “apenas 10% dos 2,3 milhões de downloads do IE9 RTW nas primeiras 24 horas vieram da base instalada atual, indicando que a maior parte foi de pessoas que usam outro navegador”.
As declarações do dia do lançamento rendem boas manchetes, mas vamos checar os números novamente daqui a alguns meses para ver como os dois se comparam.

Fonte: PC WORLD

sexta-feira, 20 de maio de 2011

HP diz sim ao USB 3.0 e não ao Thunderbolt

Depois que a Apple incluiu uma porta Thunderbolt na linha MacBook Pro, uma pergunta ficou na cabeça de muita gente: qual a próxima empresa a adotar essa tecnologia? A HP é que não vai ser, pelo menos a curto e médio prazo: a companhia manifestou recentemente sua preferência pelas portas USB 3.0.

Thunderbolt versus USB 3.0

De acordo com Xavier Lauwaert, gerente de marketing global da HP, a companhia ainda está analisando a tecnologia Thunderbolt, mas ainda não encontrou vantagem em sua adoção. O USB 3.0, por sua vez, é um padrão rápido e “herdeiro” de uma especificação utilizada amplamente em todo o mundo (USB 2.0), o que justifica a preferência da empresa. “Em relação aos PCs, todo mundo parece estar satisfeito com a expansão do USB 3.0. Precisamos de soluções mais elegantes? Ainda não estamos convencidos”, disse.

As portas Thunderbolt oferecem até 10 Gbps de taxa de transferência e permitem tanto tráfego de dados quanto envio e recebimento de sinal de vídeo. O USB 3.0, por sua vez, trabalha com até 4,8 Gbps para transferência de dados, uma taxa menor, mas compatível com a maioria das aplicações. Saiba mais sobre ambas as tecnologias nos seguintes links:


FONTE: PCWorld.

É tudo grátis! 12 utilitários para seu PC

Organize seu desktop, abra arquivos compactados, queime DVDs e controle remotamente seu PC sem gastar nenhum tostão.

Olha a promoção, hoje é tudo de graça! Vasculhamos a web para encontrar os melhores utilitários para facilitar o seu dia-a-dia no PC. Hoje vamos mostrar ferramentas que irão ajudá-lo a arrumar seu desktop, controlar vários PCs, se livrar de programas indesejados e queimar DVDs com perfeição.
Organização automática: em vez de ficar clicando no Windows Explorer para descobrir onde o Windows colocou aquele arquivo MP3 que você acabou de baixar, experimente o DropIt. Este utilitário Open Source permite que você associe pastas a tipos de arquivos específicos (por exemplo C:\Musicas aos arquivos MP3). Basta arrastar os arquivos para a grande seta no seu desktop e eles irão automaticamente para o lugar certo.
Uma nova Dock: A barra de tarefas do Windows 7 não é ruim, mas a ObjectDock da Stardock é melhor e replica com exatidão o comportamento e a aparência da Dock do Mac OS X, com direito a todas as animações e efeitos.
objectdock-360px.jpg
ObjectDock: jeitão de Mac OS X, no Windows
Remoção completa: Nenhuma lista de utilitários gratuitos está completa sem o Revo Uninstaller. O painel “Adicionar/Remover Programas” do Windows não faz um bom serviço ao desinstalar os programas indesejados de seu PC, deixando para trás “lixo” que pode se acumular e prejudicar o desempenho do sistema. Mas o Revo Uninstaller remove os programas sem deixar nenhum pedacinho para trás, mantendo seu PC sempre impecável.
Um desktop mais limpo: O Fences, da Stardock, permite que você crie “cerque” áreas em seu desktop para agrupar ícones específicos. Deixe os programas em uma cerca, os documentos na outra, ou misture como quiser. É essencial para manter a área de trabalho organizada.
Máquina virtual: O VirtualBox da Oracle permite criar uma máquina virtual (VM - Virtual Machine), ou seja, um “PC” dentro de seu PC, rodando em uma janela ou tela cheia. Assim você pode experimentar múltiplas versões do Windows, Linux ou qualquer outro sistema operacional sem precisar formatar o PC ou se preocupar com backups. Ele também permite criar backups das máquinas virtuais, então se algo der errado numa VM você pode restaurar o sistema para um estado funcional com um clique. Essencial para desenvolvedores.

 

virtualbox-360px.jpg

VirtualBox: Rode o Linux dentro do Windows, o Windows dentro do Mac OS X, etc...

Descompactador universal: Se você já se perguntou “pra que serve um arquivo .rar?” então precisa do 7-Zip. Este utilitário pode abrir todos os principais formatos de arquivos compactados, além de alguns dos mais obscuros, e também pode criar arquivos compactados. Se integra ao Windows Explorer, então com um clique do botão direito você pode “zipar”, “deszipar” ou converter um arquivo entre formatos. 
FTP essencial: Desenvolvedores web e designers frequentemente precisam transferir arquivos entre máquinas e servidores usando o protocolo FTP (File Transfer Protocol), e o Filezilla é a melhor ferramenta para isso. Não é bonito, e pode parecer um pouco complicado, mas é gratuito e poderoso.
Controle seus monitores: O DisplayFusion lhe permite lidar com múltiplos monitores de formas que o Windows não permite. Você pode, por exemplo, colocar um papel de parede diferente em cada monitor, ou dividir uma imagem entre dois deles. Também tem atalhos de teclado para organizar automaticamente o desktop, e permite que você defina comportamentos específicos para cada aplicativo.
A web no seu desktop: Se você passa a maior parte do dia em aplicativos na web como o Google Docs ou GMail, a extensão Mozilla Prism para o Firefox pode ajudar a restaurar sua sanidade. Ela permite transformar seus web-apps favoritos em “aplicativos” separados, com ícones no desktop ou menu iniciar e janelas próprias, reduzindo o número de cliques necessários para chegar até eles e evitando a confusão causada por dezenas de abas abertas em uma só janela do navegador.
Um teclado, muitos PCs: Tenho três computadores na minha mesa, rodando Linux, Windows e Mac OS X. Mas com o utilitário Synergy eu posso usar um único teclado e mouse para controlar as três máquinas, não importa o sistema operacional. Quando o cursor do mouse chega à beira da tela de uma máquina, o Synergy usa a rede Wi-Fi para enviá-lo para a máquina ao lado. É a coisa mais próxima de mágica que seu PC vai encontrar.
Queime tudo!: O ImgBurn é uma ferramenta indispensável para quem precisa gravar CDs e DVDs. Pode gerar discos a partir de imagens ISO, imagens ISO a partir de discos, tem um sistema que permite a leitura mesmo de discos “difíceis de ler” em outros programas (bom para resgatar os dados naqueles seus CDs velhos e amarelados) e pode até dar informações técnicas detalhadas sobre um disco ou drive. 
imgburn-360px.jpg
ImgBurn: tudo o que você precisa para gravar e duplicar CDs e DVDs
Touchpad portátil: O Logitech Touch Mouse usa sua rede Wi-Fi para permitir que você transforme um iPhone, iPod ou iPad em uma combinação de teclado e mouse sem fio para comandar um PC ou Mac.

Fonte: PC WORLD

terça-feira, 17 de maio de 2011

Guia de hardware para iniciantes

Introdução

Hoje, o mercado de trabalho exige conhecimentos básicos de informática, não só no que se refere aos softwares, mas ao hardware também. É importante saber, por exemplo, o que é um HD (Hard Disk), para que serve o processador, qual a função da memória RAM e assim por diante. Nada de recursos avançados, isso pode ser deixado para quem quer se aprofundar no assunto. No entanto, ter conhecimentos básicos do assunto é essencial, até mesmo para lidar com determinadas situações, como observar o reparo de seu PC por um técnico, por exemplo. Este artigo, voltado aos iniciantes ou àqueles que tiveram um "branco" no assunto, mostrará um resumo sobre cada um dos principais componentes de um computador pessoal, assim como abordará suas utilidades e suas principais funções.

Divisão do computador

Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos, como monitor, teclado e mouse são também chamados de periféricos. Outros exemplos de hardware: memórias, processadores, gabinetes, disco rígido, etc.
Software: consiste na parte que "não se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onde estão incluídos os drivers, os programas e o sistema operacional.

Processador

Este é o grande pivô da história. O processador, basicamente, é o "cérebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, já que é o processador o responsável por executar todas as instruções necessárias. Quanto mais "poderoso" for o processador, mais rapidamente suas tarefas serão executadas.
Todo processador deve ter um cooler (ou algum outro sistema de controle de temperatura). Essa peça (um tipo de ventilador) é a responsável por manter a temperatura do processador em níveis aceitáveis. Quanto menor for a temperatura, maior será a vida útil do chip. A temperatura sugerida para cada processador varia de acordo com o fabricante, com o mecanismo e com o desempenho. Procure saber com o fabricante qual a temperatura ideal para o seu processador. Se o valor estiver acima do limite, talvez seja necessário melhorar a ventilação interna da máquina. Para conhecer a temperatura, fabricantes de placas-mães costumam oferecer programas próprios para isso. Em muitos casos, também é possível obter essa informação no setup do BIOS (visto no item placa-mãe, mais adiante).
Vale ressaltar que cada processador tem um número de pinos ou contatos. Por exemplo, o antigo Athlon XP tem 462 pinos (essa combinação é chamada Socket A) e, logo, é necessário fazer uso de uma placa-mãe que aceite esse modelo (esse socket). Assim sendo, na montagem de um computador, a primeira decisão a se tomar é qual processador comprar, pois a partir daí é que se escolhe a placa-mãe e, em seguida, o restante das peças.
O mercado de processadores é dominado, essencialmente, por duas empresas: Intel e AMD. Eis alguns exemplos de seus processadores: Intel Core 2 Duo, Intel Core i7, Intel Atom (para dispositivos portáteis), AMD Athlon X2, AMD Phenom II e AMD Turion X2 (também para dispositivos portáteis). Abaixo, a foto de um processador.
Foto de um processador

Memória RAM

RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou retirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido). Existe também uma categoria chamada memória ROM, que armazena permanentemente os dados. Você pode se informar melhor sobre as diferenças entre RAM e ROM aqui. Existe mais de um tipo de memória RAM. Cada um tem uma forma de encapsulamento e um modo de funcionamento. Atualmente, o tipo de memória mais usado é o padrão DDR3, cuja imagem é vista a seguir.
Memória DDR3, marca Kingston

Disco Rígido (HD)

O Disco Rígido, cujo nome em inglês é Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou até estes serem removidos. Fisicamente, os HDs são constituídos por discos. Estes são divididos em trilhas e, por sua vez, estas são formadas por setores. Os HDs podem armazenar até centenas de gigabytes. A velocidade de acesso às informações dos discos depende, em parte, da rapidez em que estes giram. Os padrões mais comuns são de 5.400 rpm (rotações por minuto), 7.200 rpm e 10.000 rpm.
Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. As existentes são IDE (Intergrated Drive Electronics), SCSI (Small Computer System Interface) e SATA (Serial ATA).
A imagem abaixo mostra a parte interna de um HD. Repare nos discos (pratos), o local onde os dados são gravados:
Imagem interna de um HD

Placa-mãe

Este componente também pode ser interpretado como a "espinha dorsal" do computador, afinal, é ele que interliga todos os dispositivos do equipamento. Para isso, a placa-mãe (ou, em inglês, motherboard) possui vários tipos de conectores. O processador é instalado em seu socket, o HD é ligado nas portas IDE ou SATA, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots AGP 8x ou PCI-Express 16x e as outras placas (placa de som, placa de rede, etc) podem ser encaixadas nos slots PCI ou, mais recentemente, em entradas PCI Express (essa tecnologia não serve apenas para conectar placas de vídeo). Ainda há o conector da fonte, os encaixes das memórias, enfim.
Todas as placas-mãe possuem BIOS (Basic Input Output System). Trata-se de um pequeno software de controle armazenado em um chip de memória ROM que guarda configurações do hardware e informações referentes à data e hora. Para manter as configurações do BIOS, em geral, uma bateria de níquel-cádmio ou lítio é utilizada. Dessa forma, mesmo com o computador desligado, é possível manter o relógio do sistema ativo, assim como as configurações de hardware.
A imagem abaixo mostra um exemplo de placa-mãe. Em A ficam os conectores para o mouse, para o teclado, para o áudio, etc. Em B, o slot onde o processador deve ser encaixado. Em C ficam os slots onde os pentes de memória são inseridos. D mostra um conector IDE. Em E é possível ser os conectores SATA. Por fim, F mostra os slots de expansão (onde pode-se adicionar placas de som, placas de rede, entre outros), com destaque para o slot PCI Express 16x (azul) para o encaixe da placa de vídeo.
Placa-mãe Asus

Placa de vídeo

Eis outro importante item em um computador. Cabe à placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer em seu monitor de vídeo, como imagens de jogos e de aplicações, efeitos, etc. Hoje, tem-se uma imensa variedade de placas, porém, as marcas mais conhecidas desse segmento são a AMD (após esta comprar a ATI) e a NVIDIA, duas fortes concorrentes. Na verdade, ambas produzem o chip gráfico ou GPU (uma espécie de processador responsável pela geração de imagens, principalmente em aplicações 3D). Quem produz as placas são outras empresas, como MSI, Zotac, ECS, Gigabyte, Asus, entre outras.
É possível encontrar no mercado placas-mãe que possuem placas de vídeo onboard, isto é, onde o vídeo é fornecido de maneira integrada. Essa característica permite economia de gastos, porém pode afetar o desempenho do computador, motivo pelo qual esse tipo de hardware é indicado apenas para computadores destinados a atividades básicas.
As placas de vídeo antigas usavam o slots PCI e AGP. Hoje, o padrão é a tecnologia PCI Express (PCI-E).
Foto de uma placa de vídeo

Drives de Disquete e CD-ROM/DVD

Os drives de disquete são itens que caíram em desuso, ou seja, é muito raro encontrar no mercado computadores que utilizam esse dispositivo. O disquete consiste em uma espécie de capa quadrada que protege um disco magnético que suporta até 1,44 MB. Por oferecer pouco espaço para armazenamento de dados e por sua fragilidade, esses discos perderam sua utilidade.
O drive de CD-ROM/DVD é, basicamente, o dispositivo que lê CDs e/ou DVDs. Hoje é comum ter aparelhos leitores de CDs/DVDs que também fazem gravação de dados. Tempos atrás, o mercado contava apenas com leitores e gravadores de CD. A seguir, uma lista dos diferentes tipos de drives de disco existentes:
CD-ROM: serve apenas para ler CDs. Mais informações sobre isso aqui;
CD-RW (gravador):
serve para ler e gravar CD-Rs e CD-RWs. Para mais informações sobre esse tipo de mídia, clique aqui;
CD-RW + DVD (combo):
serve como leitor de CD-ROM e de DVD, além de gravador de CDs;
DVD-RW (gravador):
esse drive é um dos mais completos, pois lê e gravas CDs, assim como lê e grava DVDs.
A imagem a seguir mostra um drive leitor de DVDs:
Drive leitor de DVDs
Note que, embora em quantidade menor, também é possível encontrar computadores equipados com unidades Blu-ray.

Monitor de vídeo

Semelhante a uma TV, é responsável por transmitir as informações visuais do computador. Por muito tempo, a tecnologia mais usada nos monitores foi o CRT (Cathode Ray Tube), que hoje perdeu espaço para a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display).
Os monitores mais comuns encontrados no mercado oferecem telas em tamanhos que vão de 17" a 23" (lê-se o símbolo " como polegadas), em formato widescreen (mais largo). Hoje em dia, é muito mais vantajoso ter um monitor com pelo menos 19", uma vez que a diferença de preços em relação a modelos menores é pequena.
A imagem abaixo mostra um monitor LCD widescreen:
Monitor LCD widescreen
Gabinete
O gabinete é uma caixa metálica (e/ou com elementos de plástico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, etc). Geralmente encontrados nas cores bege e preta, cada vez mais surgem modelos que possuem algum tipo de arte, isto é, que contam com cores, luzes e outros elementos chamativos. Muitas vezes, são os próprios usuários que elaboram esses enfeites. É o chamado case modding.
No gabinete, fica localizada também a fonte de alimentação, que serve para converter corrente alternada em corrente contínua para alimentar os componentes do computador. Assim, a placa-mãe, os drives, o HD e o cooler, devem ser ligados à fonte. As placas conectadas nos slots da placa-mãe recebem energia por esta, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo. Gabinetes, fontes e placas-mãe precisam ser de um mesmo padrão, do contrário, acaba sendo praticamente impossível conectá-los. O padrão em uso atualmente é o ATX.
Os gabinetes verticais podem ser encontrados em 3 tipos básicos:
Mini Tower: pequeno, possui apenas 3 baias (visto na imagem abaixo);
Mid Tower:
médio, possui 4 baias;
Full Tower:
grande, com mais de 4 baias.
As baias são aquelas "gavetinhas", no português vulgar, localizadas na parte frontal do gabinete. Nos espaços das baias é que drives de CD, DVD e outros são encaixados.
Nos gabinetes, ainda é possível encontrar os seguintes itens:
- Botão TURBO (apenas em gabinetes antigos)
- Botão RESET
- Botão ou chave para ligar o computador (POWER)
- LED de POWER ON
- LED indicador de modo turbo (apenas em gabinetes antigos)
- LED indicador de acesso ao disco rígido (indica que o disco rígido está sendo acessado)
- Display digital para indicação de clock (apenas em gabinetes antigos)
Gabinente ATX

Periféricos gerais

Para finalizar, falta ainda citar o teclado e o mouse. Obviamente, o teclado serve para a digitação, porém, ele também pode ser usado em jogos e em combinações de teclas para acesso rápido a determinados aplicativos. Há inclusive vários modelos de teclados que fogem ao padrão convencional e adicionam recursos extras no acesso a diversos tipos de aplicações.
Os mouses, dispositivos que servem para guiar uma seta (cursor) na tela do computador, também são itens essenciais. Há, basicamente, dois tipos de mouse: o de "bolinha", que usa uma esfera para movimentar o cursor (em desuso); e o mouse óptico, que faz a movimentação da seta por meio de laser, tecnologia que oferece mais precisão à captação de movimentos.
Mouses e teclados costumam ser conectados ao computador por meio de portas chamadas PS/2 (número 1, na imagem abaixo). Mas estas estão caindo em desuso, dando lugar às conexões USB, que também servem para conectar câmeras digitais, MP3-players, pendrives, impressoras, scanners, etc. Algumas placas-mães sofisticadas oferecem também entradas FireWire, muito utilizadas para a conexão de HDs externos e filmadoras digitais. Antigamente, mouses utilizavam conectores seriais (número 3, na imagem abaixo), teclados faziam uso de uma porta denominada DIM e impressoras e scanners usavam uma entrada chamada paralela (número 2, na imagem abaixo).
Portas paralela, serial e PS/2

Finalizando

Este guia foi desenvolvido para servir de base às pessoas que estão dando os primeiros passos no mundo da informática. O texto focalizou os principais componentes de hardware encontrados em um computador do tipo desktop. É evidente que o assunto é muito mais amplo, por isso, consultar os links indicados durante o texto é uma boa forma de aumentar os conhecimentos sobre o tema. Outros textos podem ser encontrados na seção Hardware do InfoWester.

Fonte: http://www.infowester.com/guiahdinic.php

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Carreira em TI: como preparar o currículo ideal

Entenda quais os pontos e em que ordem eles devem ser citados para chamar a atenção de potenciais empregadores


Reprodução
Curriculo
Tatiana Americano

Atualmente, sobram vagas de emprego em tecnologia e faltam profissionais preparados para preenchê-las. Porém, quem quer buscar o trabalho dos sonhos em TI precisa, além de investir em qualificação, chamar a atenção de possíveis empregadores. Para isso, a arma mais importante ainda é ter um bom currículo.
 
Henrique Gamba, gerente da divisão de TI da empresa de recrutamento de executivos Hays, conta que um currículo mal preparado pode acabar com as chances de encontrar uma vaga de emprego. “Ele é a primeira impressão que as empresas vão ter do profissional”, relata Gamba. Mais do que isso, o especialista afirma que se esse documento de apresentação não convencer a pessoa que está cuidando do processo de seleção para uma determinada vaga, automaticamente o candidato será descartado.

Quanto ao modelo ideal de currículo para a área de tecnologia, o especialista afirma que ele precisa ser objetivo e priorizar todas as informações relevantes para a vaga em questão. “Pense que as pessoas precisam encontrar os dados mais importantes, de forma rápida”, sinaliza Gamba, que acrescenta: “O ideal é separá-lo [o currículo] por itens.”

Além disso, ele acredita que não existe uma limitação em termos de tamanho do currículo e que o documento pode ter até quatro páginas, no caso de candidatos a uma vaga em TI. “Mas nada de inserir tabelas ou imagens”, indica o especialista, ao lembrar que as fotos e os logotipos – que são usados em outros países – não são bem aceitos nesse tipo de documento no Brasil.

Outra preocupação é evitar qualquer erro de português ou, ainda, traduzir o currículo para o inglês sem ter a fluência necessária na língua.

A seguir, o gerente da Hays, explica quais os itens que precisam constar em um bom currículo de TI e em que ordem eles devem ser apresentados:

1.      Dados pessoais – O profissional precisa começar o currículo informando seu nome, idade, estado civil, bairro, e-mail e telefone para contatos. “Nada de colocar nome dos pais ou citar o endereço completo”, sinaliza Gamba.

2.      Objetivo – O candidato deve descrever, em poucas palavras, quais suas metas profissionais, por exemplo, ‘atuar como analista de sistemas’. “É importante não colocar mais de um objetivo, pois isso demonstra que o profissional não tem clareza do que quer”, alerta.

3.      Idiomas – No caso em que o candidato conhece alguma língua estrangeira, deve citá-la no currículo, descrevendo sua fluência no idioma (básico, intermediário, avançado ou fluente).

4.      Escolaridade – Quando estão buscando cargos mais altos, os candidatos podem citar apenas a formação superior (curso, nome da universidade e data de início e conclusão do curso). Enquanto que, para os demais casos, vale incluir também dados sobre o ensino médio e fundamental.

5.      Certificações – “Especialmente em TI, para cargos técnicos, esse é um requisito muito importante para os recrutadores”, avalia o especialista, apontando que, por conta disso, os candidatos precisam listar todas as certificações obtidas.

6.      Perfil – Nessa área, vale incluir um breve resumo do histórico profissional, com informações sobre experiência e há quanto tempo atua em determinado setor. “Mas não se deve colocar descrições subjetivas, como resiliência, pró-atividade, energia, entre outros”, analisa.

7.      Histórico profissional – O candidato precisa colocar, em ordem decrescente, todas as empresas e cargos por que já passou. Para tanto, deve separar os itens em tópicos, com nome da companhia, período de trabalho e cargo, assim como as principais atividades exercidas. “Se possível, cite um projeto ou um resultado que possa ser importante para a vaga a que está se candidatando”, aconselha Gamba. Ele ressalta, no entanto, que o texto precisa ser o mais sucinto possível.

8.      Cursos – Nessa área é possível inserir outras informações sobre cursos e capacitações, que não tenham sido citadas na área de certificações.


Por fim, Gamba destaca que todas as inforrmações do currículo precisam ser verdadeiras. "O papel aceita tudo, mas busque ser o mais fiel possível à realidade", conclui.

Fonte: Olhar Digital

domingo, 15 de maio de 2011

Como criar disco virtual com Windows 7

O Windows 7 tem uma serie de novas funcionalidades, uma delas que é muito interessante, permite que você crie arquivos de discos virtuais (VHD), onde você pode anexar no próprio Windows como se fosse um HD independente, ou utilizar em alguma maquina virtual como por exemplo a VirtualBox.

Dentre as vantagens dos discos virtuais, estão a facilidade de backup, possibilidade de transferência do disco entre computadores distintos, possibilidade de uso em uma maquina virtual e muito mais.
Aprenda como criar os arquivos VHD nesse tutorial, tanto por interface gráfica com por linha de comando:

Via interface gráfica

Criando e anexando
Primeiro, abra o menu iniciar e clique com o botão direito no "Computador" e selecione "Gerenciar", você também pode executar o comando compmgmt.msc


Na barra lateral escolha "Gerenciamento de disco"

Clique no menu "Ação" e em seguida "Criar VHD"
Nota: Caso tenha um disco existente, use a opção "Anexar VHD".


Escolha o local do arquivo, o tamanho e o tipo de disco entre fixo ou expansível, para entender o conceito veja no tutorial tutorial do VirtualBox onde eu explico a diferença (está na parte de criação da maquina virtual).

Em seguida aguarde...

Ao final o disco será anexado, você precisa apenas inicializar, particionar, definir uma letra e formatar, da mesma forma que você faria com um disco físico comum.


Desanexando e/ou excluindo
Simplesmente clique com o botão direito no disco virtual e selecione "Desanexar VHD".

Escolha se prefere manter o arquivo para uso posterior ou se prefere deletar.


Via linha de comando

Vou usar um exemplo de arquivo chamado "NomedoVHD", mude para o nome de sua preferência.

Abra o "diskpart" e digite:
create vdisk file=C:\NomedoVHD.vhd maximum=40960
create vdisk file=C:\NomedoVHD.vhd maximum=40960 type=expandable

Onde maximum é o tamanho do VHD em MB, caso não use sintaxe "type=expandable" o padrão será "fixo".
Para anexar o disco use:
select vdisk file=C:\NomedoVHD.vhd attach vdisk

Para desanexar o disco use:
select vdisk file=C:\NomedoVHD.vhd
detach vdisk

Para criar partição, designar uma letra e formatar o disco, use o mesmo procedimento de um disco físico comum.


Espero que tenha aproveitado o tutorial.

Conheça alguns buscadores diferentes para você explorar a Internet



terça-feira, 10 de maio de 2011

Google lança serviço de música online no Google I/O

Plataforma permitirá streaming de arquivos dos usuários, de qualquer lugar, desde que estejam conectados à internet.

A Google anunciou um novo serviço de músicas online, que será semelhante a um serviço lançado recentemente pela Amazon. A companhia anunciou o serviço na abertura da conferência de desenvolvedores Google I/O, em São Francisco, que começou nesta terça feira (10/05). A partir do anúncio, a Google lançará apenas uma versão de testes, que não estará disponível para o público em geral. Apenas pessoas que tiverem convite de acesso poderão testar a novidade, e serão privilegiados usuários que estiverem na Google I/O.

O Music Beta by Google, como está sendo chamado, permitirá o streaming de arquivos dos usuários do Google, de qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet. Os usuários Android, porém, terão acesso à biblioteca mesmo em modo offline. É que as faixas mais ouvidas são "cacheadas" nos aparelhos, evitando, assim, o download a todo momento.

Uma nova ferramenta, chamada "Instant Mix", seleciona até 25 músicas similares à que você está ouvindo naquele momento. "Ao contrário de outros serviços, o Instant Mix literalmente ´ouve´ a faixa e encontra músicas parecidas. É algo bastante engenhoso", afirma Paul Joyce, spokesman do Google.

Em março, a Amazon lançou o serviço de reprodução de músicas online da Amazon MP3, o Amazon Cloud Player, que dava acesso às músicas do Amazon Cloud Driver. Os usuários da Amazon podem executar apenas as músicas que comprarem pela Amazon MP3, para evitar pirataria. Já no caso do Google, a opção de músicas para download não ficará disponível, para que o serviço não incentive as cópias. A Google também deve limitar o upload em 20 mil arquivos, e afirma estar conversando com as gravadoras - apesar de ainda não ter fechado parceria com nenhuma delas. Zahavah Levine, diretora de conteúdo e parcerias da empresa, disse em entrevista à Billboard: "Estamos em negociações com a indústria para vários produtos diferentes, mas os resultados são bem diversos. Algumas grandes gravadoras estão menos focadas em inovação e parecem mais interessadas em manter um velho e insustentável modelo de negócios", conclui.

Entenda como o serviço funcionará no vídeo abaixo:

domingo, 8 de maio de 2011

TECNOLOGIA NA PM

VALORIZAÇÃO EM TI

TI - TECNOLOGIA DA INFOMAÇÃO

ORIGEM DO DIA DAS MÃES

dia-das-maes-
O Dia das Mães é um dia comemorativo em todos os paises do mundo e é um dia especial para todas as mães, onde se comemora sua existência e a homenageia por tudo que passou e viveu para criar seus filhos. Essa data teve surgiu no século XX, quando a jovem norte-americana chamada Anna perdeu sua mãe e conseqüentemente ficou muito mal, chegando a entrar em depressão profunda. Vendo aquela situação suas amigas revolveram fazer uma festa em homenagem a memória de sua mãe, e então Anna estendeu aquele comemoração a todas as mães do mundo, estando elas vivas ou mortas. Pouco depois essa comemoração ficou conhecida por todo os Estados Unidos e no ano de 1914 a data 9 de maio, Dias das Mães, foi oficializada pelo presidente da época, Woodrow Wilson.
dia_das_maes
Alguns dados históricos comprovam uma das comemorações mais antigas do Dia das Mães, que foi na Grécia Antiga, quando se festejava no inicio da primavera em honra à Rhea, a Mães dos deuses gregos.
Essa data é comemorada em todos os paises, porém com algumas datas diferentes como, por exemplo, em paises como Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Roménia, Moldavia, Butão, a data é comemorada no dia 8 de março, na África do Sul, Austrália, Bélgica, China, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela, inclusive no Brasil, a data é comemorada no sempre no segundo Domingo do mês de Maio, e em outros paises as datas são diversas.
dia-das-maes
A data é comemorada de diversas formas, com a família reunida, em missas celebradas nesse dia, com almoços e muitos presentes. Outra forma de homenageá-la é através de cartas, e-mails e mensagens.